Algumas considerações sobre a necessária reformulação da concepção geracional dos direitos fundamentais
Resumo
Resumo: o presente ensaio analisa a utilização da expressão "gerações dos direitos fundamentais", tributária da concepção evolucionista ou geracional e, de outro lado, a crescente e constante proposição no sentido de sua substituição pela expressão "dimensões"; propondo a utilização de ambas com significados próprios e não excludentes, mas complementares à adequada compreensão dos direitos fundamentais.
Downloads
Referências
ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais, São Paulo: Malheiros, 2008, tradução para o português por Virgílio Afonso da Silva.
BOBBIO, Norberto. L'età dei diritti. Torino: Einaudi, 1997.
BOBBIO, Norberto. Dalla struttura alla funzione. Nuovi studi di teoria del Diritto. Bari: Laterza, 2007.
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 16ª edição, 2005.
BOROWSKI, Martin. La estructura de los derechos fundamentales. Bogotá: Universidad Externado de Colombia, 2003.
CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. Coimbra: Almedina, 1998.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Hollanda. Pequeno dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. 11ª edição, 13ª reimpressão, Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1987.
FREITAS, Luiz Fernando Calil de. Direitos fundamentais. Limites e restrições. Porto Alegre, Livraria do Advogado Editora, 2007.
GARCÍA-PELAYO, Manuel. Las transformaciones del Estado contemporâneo. 10ª reimpressión, Madrid: Alianza Editorial, 1996.
HAWKING, Stephen e MLODINOW, Leonard. O grande projeto. Nova respostas para as questões definitivas da vida. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2010.
KELSEN, Hans. Teoria Geral do Direto e do Estado. 2ª edição, São Paulo: Martins Fontes, 1992.
LOSANO, Mario Giuseppe. Sistema e estrutura no direito. Vol. 3. Do século XX à pós-modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
MENDES, Gilmar Ferreira e BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional, 6ª edição, São Paulo: Saraiva, 2011.
MÜLLER, Friedrich. Teoria Estruturante do Direito I. 3ª edição, São Paulo: RT, 2011.
NOVAIS, Jorge Reis. Direitos Sociais. Teoria Jurídica dos Direitos sociais enquanto Direitos Fundamentais. Coimbra: Coimbra Editora, 2010.
PÉREZ LUÑO, Antonio Enrique. Derechos Humanos, Estado de Derecho y Constitucion. Sexta edicion, Madrid: Tecnos, 1999.
PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. SP: UNESP, 1996.
SANTOS, Boaventura Souza. Um discurso sobre as ciências. 5ª edição, 2008, São Paulo: Editora Cortez.
SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. Uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 10ª Edição, Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2009.
SARLET, Ingo Wolfgang, MARINONI, Luiz Guilherme e MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: 2012.
SCHÄFER, Jairo. Classificação dos Direitos Fundamentais. Do Sistema Geracional ao Sistema Unitário. Uma proposta de compreensão. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2005.
Licença Creative Commons Attribution CC BY-NC: A Revista da Faculdade de Direito da FMP é um periódico de acesso aberto com fins educacionais, de pesquisa e não comerciais. Assim, determina-se que os artigos publicados estão licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC 4.0), que permite acessar, baixar, copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista da Faculdade de Direito da FMP.
Reprodução parcial de outras publicações: Artigos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Recomenda-se evitar a reprodução de tabelas e ilustrações extraídas de outras publicações. O artigo que contiver reprodução de uma ou mais tabelas e/ou ilustrações de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada na Revista da Faculdade de Direito da FMP. A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Em nenhuma circunstância a Revista da Faculdade de Direito da FMP e os autores dos trabalhos publicados nesta revista repassarão direitos assim obtidos.