Ônus da prova e standards de prova
duas reminiscências do passado
Resumo
O ónus da prova e os standards de prova são dois institutos que têm origem no antigo sistema de valoração legal ou taxada da prova, no qual tinham o seu pleno significado. No entanto, no sistema de livre apreciação, o instituto do ónus da prova deixa ter qualquer utilidade, e os standards de prova convertem-se em simples imitações das antigas categorias “probatio plena” e “probatio semiplena” que se revelam impossíveis de objetivar. No presente artigo detalham-se e justificam-se extensamente as anteriores conclusões.
Downloads

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons Attribution CC BY-NC: A Revista da Faculdade de Direito da FMP é um periódico de acesso aberto com fins educacionais, de pesquisa e não comerciais. Assim, determina-se que os artigos publicados estão licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC 4.0), que permite acessar, baixar, copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista da Faculdade de Direito da FMP.
Reprodução parcial de outras publicações: Artigos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Recomenda-se evitar a reprodução de tabelas e ilustrações extraídas de outras publicações. O artigo que contiver reprodução de uma ou mais tabelas e/ou ilustrações de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada na Revista da Faculdade de Direito da FMP. A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Em nenhuma circunstância a Revista da Faculdade de Direito da FMP e os autores dos trabalhos publicados nesta revista repassarão direitos assim obtidos.